Notícias
  • Usinas dos Estados Unidos poluem mais que países como Coreia do Sul e Canadá

      2013-07-17
    Fonte:

    As 50 usinas mais poluentes dos Estados Unidos emitem mais gases de efeito estufa do que países inteiros, como Coreia do Sul e Canadá, e respondem por 2% das emissões mundiais provenientes do setor de energia. Os dados constam em um novo relatório do Environment America Research and Policy Center.

    Só para se ter ideia, 6.000 plantas industriais produzem 41% das emissões de dióxido de carbono (CO2) no país. Nesse quesito, a queima de carvão é a grande vilã do meio ambiente, pois 98 das 100 usinas mais poluentes e 317 das 500 maiores emissoras são alimentadas por essa fonte energética.

    A mais poluente de todas é a usina Scherer, na Geórgia, que emite mais CO2 do que todo o estado do Maine, na região nordeste dos EUA. Em seguida vem a Alabama Power James Miller Jr (Alabama), Martin Lago Luminant (Texas), Labadie Ameren (Missouri) e NRG Energy WA Parish (Texas) – todas à base de carvão.

    Planos de regulamentação

    O Environment America Research and Policy Center espera que essas informações estimulem a administração do presidente Barack Obama a elaborar planos de regulamentação das usinas, conforme discurso do próprio Obama proferido em junho.

    “Essas usinas de energia são o elefante na sala quando se trata de aquecimento global”, destacou Julian Boggs, diretor do programa de aquecimento global do Centro.

    Nas próximas semanas a Agência de Proteção Ambiental deve anunciar normas sobre as emissões de novas usinas. Já as regras para as instalações já existentes só devem ser lançadas em 2015. Os Estados Unidos ocupam a segunda colocação no ranking dos maiores poluidores mundiais, atrás apenas da China.

    Fonte: Redação do EcoD


© SABER GLOBAL - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por SUED Design