Notícias
  • Projeto “cidade inteligente” vira moda no Japão

      2013-12-22
    Fonte:

    O conceito de “cidade inteligente” eficiente em consumo de energia está florescendo no Japão desde a crise nuclear, levando as autoridades japonesas a selecionar oito projetos de “cidades inteligentes” como candidatas a receber subsídios até 2016.

    Os projetos pioneiros estão localizados em Fukushima, Miyagi e Iwate e foram selecionados sobre 50 iniciativas. O governo reservou 8 bilhões de ienes para tais subsídios.

    Os projetos visam alcançar o consumo ideal de energia através de recursos de energia limpos, incluindo aqueles para as fábricas de Tohoku, grandes fabricantes tais como a Toyota Motor Corp. e a Nippon Steel Corp, assim como companhias locais de processamento de frutos do mar.

    Um exemplo de companhia que está desenvolvendo soluções de “cidades inteligentes” é a Mitsui Fudosan, a qual está preparando um programa para, compreensivelmente, controlar o consumo de energia ao adotar um sistema avançado de fornecimento de energia chamado de “rede inteligente” até 2014.

    Para controle de energia eficiente, a companhia instalará “medidores inteligentes” em 2.500 domicílios, que mostrarão o consumo de eletricidade, gás e água em cada casa para encorajar a conservação de energia.

    A Mitsui Fudosan está cooperando com grandes companhias como a Hitachi Ltd. a Sharp Corp., a LG Electronics Inc. e a Hewlett- Packward Co.

    Fonte: Tokyo Times


© SABER GLOBAL - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por SUED Design