Notícias
  • Fontes alternativas de energia

      2014-08-14
    Fonte:

    Energia Solar

    A idéia de utilizar a energia do sol existe há séculos. Mas somente a partir do fim da década de 1970 tivemos a tecnologia necessária para fazer isso acontecer. O processo básico é simples. Coletores solares concentram a luz solar que os atinge e a convertem em energia. Isso é feito de várias formas, dependendo de se o objetivo é obter eletricidade para uma região ou aquecer a água de uma piscina. O maior obstáculo para a energia solar é o preço de instalação. Os equipamentos solares têm um custo consideravelmente mais alto que o dos equipamentos de energia tradicionais. São necessários muitos anos de uso para se ter um retorno sobre o investimento. Apesar da despesa, a energia solar é uma maneira viável de fornecer energia nas cidades. Em áreas rurais, onde o custo de instalação de linhas de energia é maior, a energia solar se torna a melhor opção para a obtenção de eletricidade.

    Energia Hidrelétrica

    A energia hidrelétrica utiliza a energia da água em precipitação para movimentar turbinas e gerar eletricidade. A energia gerada dessa forma depende do controle de um fluxo d’água—como um rio—, normalmente com uma represa. A energia hidrelétrica tem muitas vantagens. Não é necessário dizer que é renovável. Geradores movidos a água não produzem emissões. O fluxo d’água—controlado dentro da usina hidrelétrica—determina a quantidade de energia produzida, portanto a energia pode ser fornecida conforme necessário. Cerca de 20% da eletricidade do mundo provém dessa fonte. Os maiores usuários de energia hidrelétrica incluem Noruega, Rússia, China, Canadá, Estados Unidos e Brasil.

    Energia Eólica

    Energia eólica

    Foto gentilmente cedida porDOE/NREL, Sandia National Laboratories

    Parque eólico de Colorado Green, próximo a Lamar, Colorado

     

    Pequenos moinhos de vento eram comuns em todo o mundo até que máquinas a vapor e, posteriormente, a eletricidade, os substituíram. O interesse por grandes turbinas eólicas aumentou com as crises do petróleo, na década de 1970. Na década de 1980, parques eólicos—fileiras de turbinas—começaram a se espalhar nos litorais de vários países do mundo. Os maiores usuários de energia eólica incluem Alemanha, Estados Unidos, Dinamarca e Espanha, com Índia e China como usários emergentes de energia eólica.

    Turbinas eólicas gigantes geram energia quando o vento movimenta as grandes pás. As pás são fixadas a um gerador, produzindo eletricidade. Grandes parques eólicos podem atender às necessidade básicas de energia de um serviço público. Parques eólicos menores e moinhos de vento isolados podem alimentar residências, satélites de telecomunicações e bombas d’água. Assim como ocorre com a energia solar, a construção de um parque eólico exige um grande investimento inicial que não necessariamente tem um retorno rápido

     

    SEEDS – Ciência


© SABER GLOBAL - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por SUED Design