Notícias
  • DIA MUNDIAL DA ENERGIA

      2016-06-20
    Fonte:

    Comemorado no dia 29 de Maio numa iniciativa da Direção Geral de Energia (em  Portugal), esta data foi criada em 1981, objetivando a sensibilização da população e dos líderes mundiais para a necessidade de utilizarmos a energia de forma eficiente,  para a promoção das energias renováveis, trazendo benefícios ao meio ambiente em substituição das energias fósseis altamente poluentes.

    Conforme o Relatório – ” Um futuro com energia sustentável: iluminando o caminho - InterAcademy Council”  o mundo não está prestes a ficar sem energia. As reservas de carvão seriam suficientes para garantir centenas de anos de consumo nos níveis atuais e o potencial teórico de recursos renováveis é praticamente ilimitado e  fundamentalmente ambientais e econômicas.

    Estimativas feitas pelo Instituto Internacional de Economia mostram que caso a população mundial não modifique seus hábitos, a demanda por energia projetada no mundo aumentará 1,7% ao ano até 2030, quando alcançará 15,3 bilhões de toneladas equivalentes de petróleo.

    O Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) no seu 4º Relatório de Avaliação, concluiu que as provas do aquecimento do sistema climático global são “inequívocas” e identificou um certo número de potenciais impactos adversos, associados com o aquecimento constante, incluso os maiores riscos para litorais, ecossistemas, reservas de água doce e saúde humana (IPCC, 2007a: p.5; e 2007b). Nesse contexto, fazer a transição para opções de energia com baixo teor de carbono é amplamente reconhecido como um imperativo central no esforço para reduzir riscos de mudança climática.

    A tarefa é complexa e suas dimensões são sociais, tecnológicas, econômicas e políticas,  além de globais – tudo ao mesmo tempo.  Em todas as partes do mundo, todos têm seu papel de moldar o futuro da energia através de seu comportamento, escolha de estilo de vida e preferências.

    Um dos grandes desafios para a humanidade neste século é o de fazer a transição para um futuro de energia sustentável.

    Pensando na necessidade dessa transição a SABER GLOBAL aproveita a data para dar algumas dicas de como usar a energia elétrica de forma eficiente:

    Iluminação

    - Durante o dia, aproveite a luz natural abrindo janelas e cortinas durante o dia;

    - Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LEDs, que gastam de 60% a 80% menos energia do que uma incandescente;

    - Procure pintar as paredes em cores claras, que refletem luz e dispensam o uso de lâmpadas de alta potência.

    Televisão

    - Quando o sono chegar, desligue o televisor ou acione o timer de desligamento automático;

    - Quando viajar ou não for usar um aparelho por muito tempo, tire-o da tomada. Mesmo em stand-by, TVs e outros equipamentos continuam a consumir energia. A função stand-by utiliza de 0,1 a 18W de potência, dependendo do equipamento e da idade.

    Chuveiro

    - Evite banhos demorados porque quanto maior o tempo, maior o consumo de energia;

    - Não tente consertar ou reutilizar uma resistência queimada, pois isso acarretará aumento no consumo de energia elétrica;

    - Os orifícios de saída de água do chuveiro devem ser limpos regularmente. Assim você garante melhor vazão da água e gasta menos energia.

    Máquina de lavar louça ou roupas

    - Ao utilizar máquinas de lavar louça ou roupas, recomenda-se que deixe-se acumular a quantidade referente a capacidade total do equipamento, sempre utilizando a dosagem de sabão recomendada pelo fabricante para que a máquina não volte a fazer a operação enxaguar mais de uma vez.

    Geladeira e freezer

    - Procure descongelar regularmente o refrigerador, pois as camadas de gelo impedem a circulação do ar frio, consumindo mais energia diminuindo a eficiência do equipamento;

    - Abrir o refrigerador com frequência  eleva o consumo de energia;

    - Regule o termostato do refrigerador no inverno, pois a temperatura interna do refrigerador não precisa ser tão baixa quanto no verão;

    - Observar a borracha de vedação da porta e não colocar roupas para secar atrás da geladeira.

    Ferro Elétrico

    - Sobrecarrega a rede elétrica, portanto não é recomendado o seu uso enquanto outros aparelhos estiverem ligados. Para reduzir o consumo de energia, o ideal é passar todas as roupas de uma vez só e ajustar a temperatura para cada tipo de tecido;

    - Escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético. Procure por aparelhos com selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (no caso de importados).

    Aspirador de pó

    - Filtros regularmente limpos garantem a eficiência do aparelho além de economizar energia.

    Computador
    – O monitor é uma das partes do computador que mais consome energia. Se quiser fazer uma pausa, procure desligá-lo;

    - Só desligue o computador quando não for usá-lo por, pelo menos, 30 minutos. Isso porque o processo de acionamento e desligamento frequente do equipamento despende muita energia além de diminuir a vida útil do computador.

    Equipamentos indispensáveis ao dia-a-dia, se não utilizados de forma correta e eficiente, podem se tornar vilões quando o assunto é o consumo de energia elétrica. Utilizar a energia elétrica de forma eficiente significa evitar o desperdício sem  necessariamente comprometer a qualidade de vida. (Ana Cristina Pereira/ Especialista em Meio Ambiente – COPPE/UFRJ)


© SABER GLOBAL - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por SUED Design