Notícias
  • Nova rodada de negociações climáticas começa na próxima semana

      2013-04-26
    Fonte:

    Representantes das 195 partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) e de organizações não governamentais se encontrarão na próxima semana em Bonn, na Alemanha, para debater o pacto climático global para 2015. O tratado deve entrar em vigor em 2020, e deve ser aplicável a todos os signatários da UNFCCC.

    Em Bonn, os governos devem aprofundar as discussões sobre a visão global para o acordo de 2015, sobre as possíveis forma e estrutura do pacto e sobre como os princípios da UNFCCC serão aplicados. Isso inclui a compreensão de como os compromissos serão definidos e como as diferentes circunstâncias nacionais serão levadas em consideração.

    “É importante começar a identificar os elementos do conjunto mais amplo em torno do tratado de 2015 que garantirão sua aceitação por todos e poderão ser implementados a partir de 2020”, colocou Harald Dovland, co-presidente do Grupo de Trabalho Ad Hoc para a Ação Aprimorada (ADP) sobre a Plataforma de Durban.

    “Neste ano, os governos devem passar de uma fase conceitual para uma fase de formação de conteúdo em preparação para um estágio de ‘criação de documento em 2014”, acrescentou Dovland.

    Outro foco da reunião deve ser como as ações climáticas podem ser melhoradas antes de 2020 para que o mundo possa manter um aumento de temperaturas inferior a dois graus Celsius.

    “A Plataforma de Durban reflete a percepção de que não fazer nada não é mais suficiente, que a comunidade internacional precisa desenvolver um nível de ambição e que as exigências da ciência devem ser tratadas com urgência”, explicou Jayant Moreshver Mauskar, outro co-presidente do ADP.

    Além disso, haverá oficinas e mesas-redondas que servirão como fóruns de debate e troca de experiências. Nas oficinas, especialistas farão palestras sobre vários tópicos, como exemplos de sucesso de legislações climáticas nacionais e opções de energia renovável. Organizações que não estiverem presentes poderão participar do encontro através de transmissões via internet.

    Ao longo do ano, acontecerão em Bonn e em outras cidades pelo mundo outras reuniões para discutir outras questões importantes, como determinar o nível de apoio necessário para os países em desenvolvimento e como esse auxílio pode ser mobilizado. A medição, reporte e verificação das ações climáticas, o Fundo Climático Verde, entre outros também entrarão na pauta.

    “As discussões em Bonn e [outras] ao longo desse ano são cruciais para preparar o próximo acordo de 2015 e para aumentar a ambição, usando a implementação dos atuais acordos sob a UNFCCC como base”, observou Christiana Figueres, secretária-executiva da UNFCCC.

     

    fonte:Instituto Carbono Brasil


© SABER GLOBAL - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por SUED Design